segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Brasil que se quer branco não elogia as mulheres negras presentes na Copa

Por Ricardo Riso

É impressionante como o racismo se apresenta nas transmissões brasileiras durante os jogos da Copa do Mundo e nos demais canais de comunicação. Há pouco, deparei-me com esta matéria no site do G1: “Gatas na partida entre Holanda e Dinamarca - Lindas torcedoras marcam presença no duelo europeu”. Trata-se de uma série de fotos tiradas das mulheres nas arquibancadas. Todas brancas, louras, lábios finos e cabelos lisos. Por outro lado, o site UOL mostra-se sensível: de trinta e nove fotos das “Musas da Copa” encontramos duas negras, ou seja, 5,13%.

A transmissão da Copa sempre destaca as mulheres nas arquibancadas. As negras estão em grande número, principalmente nos jogos das seleções africanas. Todas lindas e belas com seus cabelos trançados, magnânimos sorrisos e danças inebriantes, porém nenhum narrador destaca a beleza dessas mulheres, quando falam sobre elas, veem os estereótipos da festa constante, da alegria sem fim... Jamais, eu disse, jamais fala-se que elas são bonitas, que elas são meigas, que elas são carinhosas... Afinal, na sociedade brasileira foi vilipendiado o afeto à mulher negra, por isso a dificuldade dos narradores de transpor as qualidades que são ditas às brancas, às negras, pois às negras resta o desprezo, o nojo, quando muito o desejo sexual violento, ausente de amor.

Essa é a triste realidade de um país com maioria negra e mestiça, mas que se quer branco. Entretanto, como sou insistente, regozijo-me sempre quando os sorrisos dessas lindas mulheres negras aparecem na televisão, contrastando com alguns tenebrosos jogos desta Copa do Mundo.

Bom, enquanto aguardo que o site G1 faça um álbum com as mulheres negras da Copa, brado, em alto e bom som:

Viva às mulheres negras da Costa do Marfim!

Viva às mulheres negras de Gana!

Viva às mulheres negras de Camarões!

Viva às mulheres negras da África do Sul!

Viva, sobretudo, às mulheres negras brasileiras!!!

2 comentários:

  1. Ai...ai...as vezes penso estar louca e ouço muitas vezes isso. Mas aí eu leio!
    Fui comentar esse seu post e ouvi o seguinte comentário: "ah, as negras não devem ter dinheiro pra assistir aos jogos, por isso não tem como mostrar elas..."
    Eu quis rir, mas não tive coragem, foi demais para o meu coração.
    Que bom que você escreve, porque aí eu tenho "comprovações científicas" do que falo há anos.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    O pior é que as mulheres negras aparecem nas transmissões. Ainda há pouco estava assistindo ao jogo Nova Zelândia x Eslováquia, na qual as negras foram mostradas em duas ocasiões e passaram despercebidas pelo narrador.
    É muito triste a situação na qual a mulher negra vive neste país e isso precisa vir à tona.
    Obrigadão pelo comentário. bjs!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será postado após aprovação do blogueiro. Obrigado pela sua mensagem.