quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

À procura da bola limpa


Bola limpa é aquela bola que o atacante com sua habilidade, astúcia e técnica ganha do seu adversário e a entrega em condições ideais de passe ou finalização ao seu companheiro, ou bola limpa é aquela bola que o zagueiro retira, de forma legal, do seu oponente e a recupera para o seu time, limpando a área e o perigo de gol.


A recente conquista do campeonato brasileiro pelo Flamengo, tendo Andrade como o primeiro técnico negro a ganhar este título, me fez recordar vários momentos em que o negro é inferiorizado e discriminado no futebol, o que poderia ser uma metonímia da sociedade brasileira. A soma dessas lembranças motivou a criação deste blog.


Sendo assim, proponho a discussão das relações étnico-raciais no futebol brasileiro, englobando as situações entre os jogadores, técnicos, dirigentes, torcidas e mídia, ou seja, questões pertinentes que raríssimas vezes são debatidas. Temas que são verdadeiras bolas divididas. Todavia, ao mencioná-las, espero contribuir para a reflexão acerca do racismo em nossa sociedade e quebrar os estereótipos impostos pela perversidade da linguagem estabelecida e sobre a figura do jogador negro, incluído no mundo do futebol como o artista da bola, porém excluído das posições de liderança e de “saber” que cercam este mundo.


E quem sabe um dia a diversidade étnico-racial brasileira seja respeitada não só no futebol, mas em toda a sociedade, e tenha a generosidade de um jogador que passa uma bola limpa ao seu companheiro.


Ricardo Riso

4 comentários:

  1. Agora sim, mas, ele não era preto? De qualquer forma já tá adicionado e é muito bem vindo! Boa Sorte e Parabéns pela iniciativa! Vc continua sendo meu Guru! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Denise!!
    Pois é, blog ainda em construção. Ele era preto e em outro sítio.
    Obrigado pela força!!!
    bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Através da Denise Guerra, cheguei aqui, oba!
    Aí, amigo, sucessos retumbantes.
    Vou reproduzir o comentário que deixei no blog da professora:
    "Denise,
    Se você indica, amada, é porque podemos confiar.
    Acretdito e desejo ao Ricado, "tanto riso
    oh, tanta alegria...".
    Desculpe-me José Flores de Jesus, o grande Zé Keti.
    Bjs".

    Abraços, Ricardo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Guará! Tudo bem?
    Bom, estamos juntos!
    Abraços e obrigado pela confiança.
    Ricardo

    ResponderExcluir

Seu comentário será postado após aprovação do blogueiro. Obrigado pela sua mensagem.